segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comer Pão faz muito bem a saúde!


Vocês sabiam que o pão é considerado um dos alimentos mais consumidos no mundo?

É cultural comer pão! Comemos no café da manhã, no café da tarde, no café da noite, com aquela sopinha no inverno, no lanchinho, com doce...enfim, comemos pão com tudo! Em seus mais variados tipos, característicos de cada país ou cultura, o pão muitas vezes é chamado de "suprimento da vida", fazendo parte de uma dieta nutritiva e balanceada.

Há quem diga que pão engorda, porem pode começar a considerar isso um mito, pois o que engorda é o miolo e as coisas que você acaba passando no pão! Quanto mais escuro mais beneficios traz à saúde. As pessoas excluem-no da alimentação porque pensam que engorda muito ou dizem que tem elevada taxa de colesterol. Mentira! Na verdade este possuí uma quantidade reduzida de colesterol (inferior a 5mg/100g), não deve é abusar nos extras.

Segunda
Rafaela Ribeiro, para os extras prefira sempre compotas sem açúcar, queijo magro, margarinas vegetais e fiambre de perú ou frango. O pão é um hidrato de carbono complexo que aumenta a sensação de saciedade e engloba vários benefícios:




  • A prevenção da aterosclerose, da obesidade e diabetes, 
  • Redução do colesterol e trigliceridos, 



  • Diminuição do cancro do cólon e da obstipação, 



  • Diminuição da litiase vesicular. 

Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul o pão é um dos componentes dos sete grupos alimentares básicos, necessários para a manutenção da saúde e crescimento do ser humano. Sem ele, as pessoas teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos muito mais caros para manter sua saúde energia.


O pão é fonte de vitaminas do tipo B (tiamina-B1, riboflavina-B2 e ácido nicotínico-B5), cálcio, magnésio e fósforo. A origem destes nutrientes é, basicamente, a farinha de trigo, principal ingrediente deste produto. Entretanto, pode-se adicionar outros ingredientes como ovos, leite, cereais, frutas, outros tipos de farinhas que também irão contribuir para o enriquecimento nutricional do pão embora, em menor escala.


Como a maioria das vitaminas presentes no trigo encontra-se principalmente no farelo e no gérmen, partes do grão removidas durante a moagem, as farinhas devem ser enriquecidas de modo que contenham, para cada quilograma, no mínimo 3,66 mg de tiamina; 2,69mg de riboflavina; 13,28 mmg de vitamina B5 e 13,28 mmg de ferro. A adiçao de cálcio e vitamina D é opcional.


Pode e deve consumir 2 a 3 pães por dia desde que não seja ao almoço e jantar. 

Um pão por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

Pesquisar este blog